Como garantir qualidade e segurança na aquisição de Materiais Elétricos?

28/05/2018   |    Dicas  Destaque Home

Quando o assunto é eletricidade, segurança é fundamental. Afinal, a utilização de materiais elétricos que não atendem às normas técnicas coloca em risco a sua segurança e a do seu lar. Portanto, saber identificar um bom produto é de extrema importância.

Mas não é tão simples saber se um aquele item disponível na prateleira possui ou não a qualidade ideal. Por isso, vamos esclarecer neste artigo dúvidas frequentes dos consumidores na hora de adquirir materiais elétricos.

Confira abaixo a entrevista que foi realizada com o Engenheiro Eletricista da WEG Automação, Ricardo da Rocha e aproveite para descobrir como garantir mais segurança e escolher itens com certificação de qualidade e segurança.

Blog WEG: Como garantir a qualidade e segurança de sua instalação elétrica já no momento da aquisição dos materiais elétricos?

Ricardo Rocha: Escolhendo materiais de empresas com tradição e experiência na fabricação de materiais elétricos e produtos com certificação adequada para cada categoria.
Exemplo: para disjuntores, procure a certificação Inmetro, para tomadas e interruptores.

BW: O que devo observar antes de adquirir os produtos?

RR: É importante analisar certificações de qualidade e funcionamento referentes a categoria do produto e também o prazo de garantia. Isso porque o mercado possui parâmetros que precisam ser adotados por todas as empresas. Outras características são especificas de cada empresa, como exemplo, a WEG oferece 5 anos de garantia em tomadas e interruptores.

Além disso, é preciso buscar um preço justo para o que você está comprando. É improvável que produtos com preços muito abaixo do mercado ofereçam a qualidade que você deseja.

Assim, é preciso evitar se aventurar por marcas cuja reputação você não conhece. Procure fabricantes com reconhecida capacidade técnica na produção de materiais elétricos. Afinal, problemas com eletricidade geralmente resultam em choque ou incêndio, então é muito importante ter o máximo de cuidado na hora da escolha.

BW: Quais informações são obrigatórias nas embalagens dos materiais elétricos?

RR: Certificações, modo de aplicação, informações de segurança, prazo de validade, informações comerciais do fabricante, como contato da fábrica, modelo do componente, código e informação para rastreamento da data de produção.

BW: Quais os pilares para a escolha dos materiais?

RR: Como com qualquer mercadoria, o ideal é avaliar os materiais com melhor desempenho e atributos, que tendem a ter um preço justo. Poderíamos definir como pilares para escolha: garantia, histórico da empresa e custo-benefício.

BW: Qual a importância de um profissional da área para comprar os materiais elétricos?

RR: Um profissional habilitado pode compartilhar experiências de uso de alguns materiais, trazendo muito mais segurança na hora da compra. Ele também pode orientar o consumidor no produto mais adequado para aplicação que ele deseja.

 

Fonte: Blog Weg


DEIXE SEU COMENTÁRIO