Dicas para Evitar Choques e Incêndios no uso da Decoração de Natal

12/12/2017   |    Dicas  Destaque Home

O mês de dezembro chegou e a maioria das pessoas já começaram a enfeitar suas casas para as festas de fim de ano.

Os enfeites de Natal costumam ser baratos, descartáveis e, na grande maioria dos casos, de qualidade duvidosa. Em decorrência disso, os itens que demandam energia elétrica podem oferecer perigo às pessoas, como incêndios e choques elétricos. No caso das luzinhas de Natal, o perigo pode ser agravado, uma vez que as árvores “imitação” são feitas de materiais altamente inflamáveis. 

Isso acontece por duas razões: a maioria dos enfeites não atendem os requisitos mínimos de segurança (não tem o selo INMETRO) e também serem instalados por pessoas comuns que não conhecem os procedimentos de segurança para uma instalação elétrica.

 

Para te ajudar a não correr riscos nesse natal, separamos algumas dicas e recomendações para o uso de decorações natalinas sem preocupação:

1- Utilize produtos de qualidade: Essa dica é fundamental para evitar incêndios e choques elétricos. A boa isolação dos cabos e a boa conexão das lâmpadas pode aumentar a segurança. Procure pelo selo Inmetro!

2- Nunca conecte os fios direto na tomada: A ligação da iluminação natalina deve ser feita sempre com o encaixe do plug na tomada, e nunca diretamente dos fios na tomada, muito menos emendando cabos.

3- Não esqueça o DR: Ter um dispositivo de segurança conta choques (DR de 30mA) instalado em seu quadro elétrico é a garantia de proteção através das suas tomadas caso a isolação dos cabos seja danificada.

4- Mantenha os enfeites longe da água: A combinação de ambientes molhados e eletricidade deve ser evitada, principalmente nestes casos, onde o produto é de qualidade duvidosa. Instale as suas luzinhas em áreas fechadas que não possam ser afetadas pela chuva ou piso molhado!

5- Desligue durante a noite: Para evitar incêndios causados por sobrecarga, sempre desligue os enfeites iluminados durante a noite ou quando o ambiente estiver vazio.

6 – Instale longe de materiais inflamáveis: Evite colocar os seus enfeites nas proximidades de materiais inflamáveis. No caso da árvore de Natal, que é um deles, é importante que o enfeite seja certificado pelo Inmetro.

7- Revise os enfeites que serão reaproveitados: Verifique o estado de conservação dos fios e demais componentes da iluminação que será reaproveitada dos anos anteriores. Não use se não tiver certeza do bom estado de conservação e não faça nenhuma manutenção caso não tenha conhecimentos de eletricidade.

 

Fonte: Nexans

 


DEIXE SEU COMENTÁRIO